Paraíba envia equipamentos para operações de resgate no RS

A iniciativa partiu do Consórcio Nordeste

-

A Paraíba enviou na noite da última sexta-feira (03), brigadistas e equipamentos de proteção para auxiliar na situação de emergência devido às chuvas intensas que assolam o Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu do Consórcio Nordeste, que efetuou uma mobilização conjunta dos estados nordestinos para auxiliar nas operações de resgate e assistência as comunidades afetadas.

Em nota, a coalização afirma que os nove estados do nordeste deixam seus efetivos à disposição do governo do Rio Grande do Sul.

“Hoje, os nove governos do Nordeste deixam seus efetivos à disposição do Governo do Rio Grande do Sul para que juntos possamos combater os efeitos deste desastre natural que atinge nossos irmãos gaúchos”, declarou o Consórcio.

Confira os equipamentos enviados pela Paraíba:

– 2 viaturas tipo ABS: São veículos equipados com sistema de freios ABS (Antilock Braking System), que evita o travamento das rodas durante a frenagem, proporcionando maior controle e segurança ao dirigir. Essas viaturas são essenciais para acessar áreas alagadas e terrenos de difícil acesso durante operações de resgate em enchentes.

– 2 embarcações infláveis: Tratam-se de embarcações que possuem estruturas insufláveis, feitas de materiais como PVC ou borracha, as quais podem ser infladas para se tornarem flutuantes. São utilizadas principalmente em operações de resgate aquático, permitindo o deslocamento seguro das equipes de resgate em áreas inundadas ou de difícil acesso por meio terrestre.

– 2 equipes de salvamento: São grupos de profissionais treinados e capacitados em técnicas de resgate em situações de emergência, como enchentes, deslizamentos de terra, desabamentos, entre outros. Essas equipes são fundamentais para o resgate de vítimas, fornecimento de primeiros socorros e coordenação das operações de salvamento.

– 2 binômios certificados em restos mortais: São duplas compostas por cães especialmente treinados, chamados cães de busca e resgate, e seus condutores. Esses binômios são certificados em localização de restos mortais, ou seja, são habilidosos em encontrar corpos ou vestígios humanos em áreas de difícil acesso ou em meio a escombros após desastres naturais.

– 2 viaturas de canil: São veículos equipados para transporte de cães de resgate, os quais são utilizados em missões de busca e salvamento. Essas viaturas garantem o transporte seguro e adequado dos cães treinados para localização de vítimas em situações de emergência.

A governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra (PT) alertou para situação de emergência no Rio Grande do Sul.

“Falei agora há pouco com o Governador do RS, Eduardo Leite, para saber mais sobre a situação e passando informações sobre a colaboração dos estados do Nordeste estão enviando através dos comandos dos Bombeiros. A situação é dramática. Ele ficou muito comovido, agradeceu o gesto de solidariedade e apoio e estendeu o agradecimento a todos os governadores do Nordeste. É um momento de união e toda ajuda possível para que o povo gaúcho possa superar esse triste momento”, afirmou Fátima através do X, antigo twitter.

Com MaisPB

Últimas

Drª Jane presenteia Pedras de Fogo com ambulância

O veículo foi entregue nesse domingo (05), no aniversário da cidade

Queda de árvore na Lagoa de João Pessoa acende alerta

Por pouco, uma tragédia não foi registrada no local

Nenhum deputado estadual prestigiou o ODE de Cuité

Na região, os maiores detentores de apoios são Adriano Galdino e Chió

Homem é morto e mulher fica ferida após ataque, em Lagoa Seca

A mulher ferida foi socorrida para o Hospital de Trauma de Campina Grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui